quarta-feira, 11 de julho de 2012

Aprendendo Como Os Poetas Escrevem

Olá Pessoal,Vamos Aprender Como o Poeta Escreve?
COMO O POETA ESCREVE
Para transmitir ideias e sensações, o poeta não se apoia unicamente no significado exato das palavras e na relação entre elas dentro da frase. Ele utiliza sobretudo os valores sonoros e o poder sugestivo das palavras combinadas entre si.

Gonçalves Dias, poeta romântico brasileiro.
Em relação à forma, a poesia se caracteriza pela existência de versos. No texto em verso, as linhas podem ter a extensão que o poeta quiser. Os versos podem ou não ser reunidos em estrofes. A rima é própria da poesia, embora não seja indispensável. Além disso, o poeta faz uso daquilo que as palavras podem sugerir ao leitor. Esse efeito sugestivo das palavras é obtido por meio da sonoridade, das diversas imagens ou figuras de linguagem. Em síntese, a poesia resulta da combinação sensível e inteligente de diversos aspectos sugestivos da linguagem.
Verso e Melodia. Os poetas modernos usam tanto o verso metrificado quanto o verso livre. O verso metrificado, isto é, que obedece a um esquema métrico, a uma espécie de compasso regular, é o tipo mais antigo e mais comum.
Mas a melodia de um poema não reside propriamente em sua métrica. Ela resulta do uso do esquema escolhido. O que se busca é uma certa regularidade na cadência.
Ao fazer sutis variações no ritmo, o poeta constrói sua própria linha melódica, como uma canção que flui livremente, mas seguindo o compasso regular do acompanhamento.
Os Sons das Palavras. A utilização dos efeitos sonoros das palavras é mais conhecida por meio da rima (correspondência de sons finais entre dois ou mais versos) e da aliteração (repetição das mesmas sílabas, no mesmo verso ou em versos diferentes). A rima, num paralelo com a música, já foi chamada de harmonia do verso. Sua sonoridade deve ser agradável e pode ajudar a constituir o ritmo do poema, sobretudo na poesia clássica, onde assinala o final do verso. A excessiva preocupação com a rima, sobretudo no Parnasianismo, levou muitos poetas a forçar sua expressão e a cair num formalismo de pouco significado. Hoje, os poetas usam indiscriminadamente versos rimados e versos livres.
Imagem e Pintura. Na poesia, trabalha-se não apenas com a melodia da língua, mas também com imagens, quase como a pintura de uma cena. Sugerem-se sons, movimentos, perfumes – tudo o que possa atingir nossos sentidos – por meio de imagens.

Tudo Isso e muito mais você encontra aqui!

Beijos *-*

Nenhum comentário:

Postar um comentário